quinta-feira, 20 de abril de 2017

O Projecto

Quinta-feira Santa, dia 13 de Abril de 2017.

Estava na minha hora de almoço e via as notícias do dia quando me chega à atenção um vídeo. Era um excerto de um noticiário Turco. Numa reportagem, após mais um bombardeamento em Alepo, uma criança atingida por estilhaços era operada de urgência sem as mínimas condições. Sem anestesia, uma vez que nada há disponível por aquele canto martirizado do mundo.
A criança gritava os versos do Corão como um mantra, tentando desviar a sua atenção do sofrimento e dor, enquanto o médico a operava.
No final da reportagem os repórteres choravam no estúdio de televisão. Eu também.

Pela primeira vez na minha vida tive vergonha de pertencer à minha espécie, Homo-Sapiens, a mesma a que pertencem os monstros que deixam esta e tantas outras situações, muitas bem piores que esta, acontecer.

Depois senti a impotência, enquanto pensava no que poderia fazer.

Para cúmulo, no Sábado seguinte vi uma reportagem do New York Times acerca da situação em Angola, que é, no mínimo, vergonhosa.

Depois há situações como a catastrofe que se passa actualmente no Sudão.

E eu dei comigo a pensar "E se fosse a minha filha que tivesse o azar de nascer naqueles sítios? E mesmo onde não há catastrofes provocadas pelo Homem, o que dizer de crianças que moram em sítios onde tem de andar horas apenas para obter água?"

Infelizmente não tenho dinheiro para contribuir, fama para chamar à atenção de outros, ou uma vida que me permita deixar tudo para trás e ir tentar fazer alguma coisa lá.

Mas não parava de pensar que somos mais do que primatas Homo-Sapiens. Somos HUMANOS, e esta palavra acarreta responsabilidades.

Depois lembrei-me que a única coisa que posso dar é a minha música.

Assim sendo, proponho a todos os que queiram colaborar, o seguinte:

-Está em fase de gravação final um álbum completo, composto por algumas das músicas que já foram divulgadas no meu antigo blog, e outras completamente inéditas e recentes. Todas as músicas estão a ser regravadas em versões diferentes das já divulgadas anteriormente.

-Este álbum não terá uma edição nem distribuição oficiais. Cada CD será cedido em troca de donativos de €10 ou superior à UNICEF

-A viabilização do Fabrico dos CD’s dependerá da cedência antecipada do valor de 60 CD’s, por transferência bancária. Será disponibilizado um e-mail onde quem quiser colaborar poderá dar conta da sua intenção de o fazer. Logo que se chegue ao valor dos primeiros 60 CD’s, haverá uma resposta aos e-mails com o NIB para onde poderão transferir o valor (€10 + portes). Deverão depois os contactados enviar comprovativos da transferência por e-mail bem como o nome e morada para envio dos exemplares. Na resposta imediata receberão o álbum em formato MP3 de alta qualidade. Os CD´s serão enviados logo que disponíveis

-Após esta primeira fase os CD’s poderão ser obtidos pela transferência do valor+portes ou pelo envio de comprovativo de doação directa à UNICEF de valor igual ou superior, transferindo somente o valor dos portes de correio

-Todo o valor remanescente além da fabricação será entregue à UNICEF, o que significa que entre as doações directas e as transferências, e caso se esgotem todos os exemplares, se entregará cerca de €2500 (se forem feitos 300 exempleres) ou €4400 (se forem feitos 500). Este é o motivo pelo qual não será uma edição oficial ou passará por distribuidoras, casos em que grande parte deste valor seria consumido pelas mesmas.

-Caso não se consiga o numero mínimo para a fabricação nos moldes acima referidos num prazo de tempo razoável, os CD´s serão colocados à venda “on-demand” pela Amazon com um preço mínimo de €15+portes, uma vez que a Amazon estipula um valor mínimo de $10, caso em que paga $.25 de royalties. O valor de €15 permitirá obter cerca de €5 de royalties que será entregue na íntegra à UNICEF. Neste caso o CD só poderá ser adquirido On-Line, pelo que os CD´s não poderão ser obtidos em troca de doação directa como mencionado anteriormente

-Tendo mencionado esta ideia a alguns amigos músicos, todos se disponibilizaram, pelo que será possível apresentar estes temas ao vivo. Neste caso haverá dois cachets fixos para a banda:

•Em eventos de pequena dimensão - €50 por elemento (5 elementos + técnico de som)+ deslocações + alojamento (quando necessário) + alimentação
•Em eventos de média/grande dimensão - €100 (5 elementos + técnico de som) por elemento + deslocações + alojamento (quando necessário) + alimentação

O restante do cachet negociado deverá ser doado pelas entidades promotoras à UNICEF e o comprovativo dessa doação deve ser apresentado até 2 dias antes da data do concerto

-Apelo ainda a quem queira disponibilizar-se para ajudar com a parte gráfica do CD, quem tenha jeito para elaborar pequenos vídeos que complementem as músicas a serem colocados para divulgação em plataformas de Video (Youtube, Vimeo, dailyMotion…), ou simplesmente com a vossa disponibilidade para divulgação, a contribuírem com a vossa ajuda.

-Todos os progressos deste projecto constarão neste blog (orçamentos de fabricação, recibos, comprovativos das doações) bem como tudo o que se relacione com o mesmo, acções promocionais, concertos, etc...

O email filhosdodesespero (at) gmail (dot) com está disponível. Podem dar conta do vosso apoio ao projecto e da vossa intenção de participar através do mesmo



Obrigado



C.N. Gil

42 comentários:

  1. presente

    Quero contribuir com 5 CD's
    Fico a aguardar o IBAN para efectuar transferência


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 5?!?

      Olha, já só faltam 55

      Obrigado e um beijo grande em TU!

      :)

      Eliminar
    2. Mas faz-me um favor, manda um e-mail para eu ir mantendo isso tudo só num lugar e depois, caso lá cheguemos, responder a todos com mais facilidade :)

      Obrigado

      Eliminar
  2. Primeiro deixa-me parabenizar-te pelo projeto e dar-te as boas vindas aqui à blog esfera, tínhamos saudades tuas páh!
    Quanto ao projecto, da minha parte podes contar com o valor de 4 CD´s e assim só já faltam 51 :)

    Força com isto :)
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em primeiro lugar, obrigado :)
      Não é que isto seja um regresso como blogger. Como já deves ter percebido, este blog não vai servir para o que me der na telha... LOL

      Peço-te, como pedi à Noname, para enviares mail, para poder juntar tudo num local e não me dispersar.

      E é isso, já só faltam 51 :)

      Eliminar
  3. Temos mantido contacto sobre a iniciativa, atempadamente parabenizada.
    Guardo, para já, segredo quanto ao número de cd's a adquirir.
    A partir de dentro-daqui-a-bocadinho-mais-ou-menos, vou postar sobre isto. Serve um 'copy and paste'?

    Forte abraço, caro amigo!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas claro que sim :)

      Ainda que guarde segredo e aproveito esta resposta para dizer que já só faltam 47, mesmo sem contar com os seus :)

      Obrigado por tudo e um enorme abraço :)

      Eliminar
    2. Publicado, também, na minha página do Facebook.
      (https://www.facebook.com/antonio.dias.967)

      Eliminar
  4. Cá estou, como não podia deixar de ser, a associar-me a este projecto.
    A seu tempo divulgarei também, porque estas coisas precisam de muita "badalação".

    Depois envio-te mail com a reserva.
    Vamos falando.

    Beijinhos e abraços para todos
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Deusa, é um gosto ver-te por aqui :)

      Cá ficarei a aguardar

      Um Bj Enorme para ti :)

      Eliminar
  5. Iniciativa a todos o títulos notável. Parabéns.
    Um bem-haja, meu caro.

    E um forte abraço.

    ResponderEliminar
  6. Parabéns pela iniciativa. Conta comigo (envio o e-mail em seguida).

    Um abraço :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conto, pois :)

      Até já coloquei o teu link ali ao lado :)

      Obrigado

      Bj para ti :)

      Eliminar
  7. É pá Gil, parabéns pela iniciativa. :)

    Senti a tua falta aqui, sabes? :)

    Estou dentro também. :)

    Um beijo. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. É pouco, mas é o que posso fazer...

      Já te ajuntei ali ao lado :)

      Bj Grande e Obrigado :)

      Eliminar
  8. Olá, olá C.Gil, ora awui está um gesto muito bonito. Bem hajas:)
    Darei seguimento por mail ao meu contributo.
    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Cláudio, mais uma vez reconheço a tua enorme dimensão humana.
    Bem-hajas!
    Do meu contributo inicial, já sabes.
    Estou a preparar um post de divulgação que tenciono publicar amanhã de manhã.
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado.
      Apesar de agradecer o elogio, não considero ser eu o importante nesta equação. E a prova está na resposta que tenho tido e no facto de, nestas poucas horas, metade dos CD's necessários para a fabricação estar já pedida. Há muito boas pessoas, muito melhores que eu, provavelmente, que apenas precisam de um pretexto para se chegar à frente, como tu e todos os outros.

      (aqui para nós, que ninguém nos ouve, até estou a começar a ficar um pouco assustado... É que as músicas ainda estão em gravação LOL)


      Obrigado por tudo (não só a ti, mas a todos)

      :)

      Eliminar
  10. Parabéns pela iniciativa.
    Vou mandar email.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Elvira.

      Recebido.

      Um abraço e continue a deliciar-me com as suas histórias, contos, ou o que lhes quiserem chamar.

      :)

      Eliminar
  11. É caso para parabenizar o autor de tamanha iniciativa
    Kis :=}

    ResponderEliminar
  12. Olá, Gil...Então, agora, quantos CDs faltam? :)

    O projecto é mesmo fabuloso de lindo, sim!

    Um beijo, moço!

    (Cá recebi o feedback ao meu mail )

    Oportunamente divulgarei lá no meu estaminé.

    ResponderEliminar
  13. parabéns Gil. é assim que eu acredito que se pode mudar o mundo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Ana.
      Se cada um fizer um pouco, aquilo que pode, o mundo melhorará um pouco, sim :)

      Bj

      Eliminar
  14. Gil, não podia ficar indiferente a este apelo, conte comigo para contribuir .

    Já está divulgado no meu blogue e vou enviar email.

    Um beijinho e obrigada!

    O Toque do coração

    ResponderEliminar
  15. Excelente iniciativa. Colaborarei também.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Luisa.

      Todos juntos faremos, certamente, alguma coisa de bonito por alguém

      Bj Grande :)

      Eliminar
  16. Respostas
    1. Chegou antes da aprovação do comentário :)

      Obrigado e um abraço :)

      Eliminar
  17. Em grande como sempre :)

    Ainda não vi os detalhes todos, mais logo.

    Mas vou ajudar claro está :)

    Grande abraço para ti!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em grande não sei... Mas a fazer os possíveis :)

      Um fortíssimo abraço para ti :)

      Eliminar
  18. A ideia é excelente e também vou participar. Só lhe peço um favor:
    Vou estar ausente do país e da blogosfera até dia 2 de Maio. Pode mandar-me um alerta para vir aqui depois dessa data?
    Parabéns pela iniciativa.

    ResponderEliminar